segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Terra dos Poetas Medíocres




Terra dos Poetas Medíocres




Andei por umas terras
Muito estranhas...
Nelas
Todo aprendiz de poeta
Escriba de linhas tortas
Herméticas e vazias
Ingênuas e pueris
Julgava-se um grande
Um grande gênio da Poesia...

Um deles se dizia
O maior trovador de Zimbábue
O outro o maior dentre todos
Daqueles de Papua Nova Guiné
Um outro
O maior de Moçambique
E mais outro
Dizia-se o maior da Ilha de Java

Cada qual era o melhor de algum lugar
E todos se julgavam sumidades incontestáveis
Da Arte lírica e melódica de compor poemas

Ah! Quisera eu ser cego
Para não ter lido
Deles sequer um verso!

Tive esse desprazer...
Sacrilégio às minhas retinas
Amantes da beleza
Que as palavras podem ter...

O pior ainda estava por vir...
Por cortesia, diplomacia
Gentileza, educação
Tive que mentir
Demonstrando fineza
Ao lhes dar minha opinião
Quanto aos seus...

Eles dizem que são versos!

Revesti-me da eloqüência
E lhes disse
Assim como quem finge um orgasmo:

- Ó, são belos!

Depois saí de fininho
E fui ao banheiro
Vomitar um bocado
Como quem houvesse bebido
Todos drinks misturados

E eles se julgavam o máximo!
Cada qual se dizia o melhor d`algum lugar
Havia alguns
Que tinham mesmo
Assim como que cabos eleitorais
Fazendo suas campanhas
De melhor poeta
Não sei da onde...

Sempre fui modesto e humilde
Mas diante
Tanta profanação à Literatura,
À minha amada deusa Poesia
Não agüentei mais
E tive que levantar a voz
Tomando das mãos dos sacrílegos
A coroa de Rei
Que estava vaga
Assim como fosse a espada
De Excalibur
Na pedra encravada
Esperando quem a ela fizesse jus

Não por falta de humildade
- Tenham certeza! –
Mas por piedade
Com o que faziam os escribas
Da Poesia
Dizendo-se gênios
Arrotando rabiscos – ditos versos
Na minha cara

Concepções de asnos asmáticos
Que me fizeram assim
Parecer arrogante...

De fato não sou
Só tenho piedade
Pelo que fazem
Aqueles da Terra
Dos Poetas Medíocres

E que não venham jamais
Ao meu Templo Sagrado
Cometer sacrilégios
Despejando excrementos
E dizendo versos



Rob Azevedo









Nenhum comentário: