terça-feira, 21 de outubro de 2008

Psicologia da Tristeza e do Riso




_Psicologia da Tristeza e do Riso_






É tão triste
Estar triste
Não existe
Nada mais triste
Do que estar triste
Porque tudo o que todos mais querem
É ser felizes...

A regra da vida é tão simples...

Busque a felicidade, fuja sempre da tristeza e seja feliz!

Compadeço-me profundamente de mim
Decepcionando-me assim
Estando infeliz
Tristonho
Ainda que seja
Tão somente por esses dias
Semanas ou meses
Que se demoram tanto

Olho um retrato meu preto e branco
De quando eu era uma criança de cinco anos
E tenho uma pena imensa daquela criança sonhadora
Cheia de esperanças
Sabendo que agora estou frustrando-a tanto
Com a infelicidade

Penso na minha família
Em minhas amizades queridas
Em todos aqueles que de verdade me amam
E esse pensar, me traz pesar
Aprofundando ainda mais minha tristeza
Pela íntima certeza
De que agora
Estou triste
E que eles tanto querem
Que eu seja feliz
Plenamente

É, estou os decepcionando também...

Hei, você?
Também já se sentiu assim
Ou agora mesmo se sente?

Somos todos irmãos nessa desventura da vida
Nalgum momento...

Pode durar mais tempo
Ou menos...

O importante
Custe o que custar
É encontrarmos força dentro de nós
E tornarmos a duração da tristeza
O mais curta possível
Voltando a sorrir
Ser feliz
Alto astral
Cheio de bom humor
E empolgação
Não levando as coisas tão a sério
Fazendo piadas com tudo
Rindo de uma orelha a outra

Ah! Que sejamos uns palhaços mesmo!

Os palhaços são historicamente
Tudo de bom
Trazem o riso
As gargalhadas
O divertimento
Só nos lembram bons momentos
Felizes...

Não sei por que depreciam tanto a designação “palhaço”...

Tornou-se algo pejorativo ser um palhaço...

Que lástima!

Um ser mágico que vive entre as crianças
Que o olham entusiasmadas, surpresas, encantadas
Aquele rosto pintado, todo colorido
Em cores quentes
Aquele nariz redondo vermelho
Aquelas roupas espalhafatosas
Aqueles trejeitos hilários

Toda palavra que sai da boca dele
É riso
Gargalhada
Diversão...

Depreciativo deveria ser chamado de soldado!
- Que impõe armas, mata os outros -

De político!
- Que rouba todo mundo e ainda ri da nossa cara -

Ser chamado de algo assim...

É que de fato deveria ser um grande insulto, imperdoável...

Agora que estou tão triste
É que vejo como a vida tem coisas bestas...

Quando eu estou tremendamente feliz
Rindo à toa
A torto e direito
Fazendo piada de tudo
Dizem-me que não tenho siso
Sou um doido varrido
Um palhaço de circo

E agora que estou tão triste
Essas mesmas pessoas que assim me dizem
Recriminando minha felicidade
Do jeito que ela é
Sumiram todas
Deram-me as costas...

Se resolvem aparecer
Em boa parte das vezes
Só pioram as coisas
Porque elas não têm psicologia alguma
Ao invés de serem pra mim palhaços
Trazendo-me o riso
A doce falta de siso
Fazem tudo invertido
Julgando que é compartilhando a dor, a tristeza
Que elas também têm ou tiveram
Ou aquela que conhecem de alguém que tem ou teve
Dando aqueles longos e sentidos e exaustivos depoimentos
(Parece um ritual no Muro das Lamentações
Ou um daqueles programas de rádio ou TV que só contam infelicidades
E todo mundo chora e fica bem triste)
É que vão amenizar nossa tristeza
Consolando-nos...

Tristeza não se ameniza com tristeza!
Oras!
Apenas a aumenta...

Tristeza só se ameniza com o riso, a alegria!

Seu oposto...

Então não me venham nessas tristes horas
Dizerem-me coisas também tristes
Imaginando que irão me consolar
Pois somente me deixarão mais triste
Impregnado daquele senso fatalista
De que não tem jeito
É assim com todo mundo

Venham me contar piadas!
Levantar meu astral!
Só me dizerem coisas boas
Felizes
Para que eu volte a ser feliz

Sabe, já que ninguém me ajuda ou sabe como fazê-lo
Eu vou contar piadas pra mim mesmo e rir sozinho...

Já estou rindo...

Ahahahahahahahahaha...

Tá vendo só como são as coisas?

Eta vida besta!

Já tem gente aqui me chamando de louco de novo!

Ah! Meu Deus do Céu!

Vixe Maria!

E eu enfim resolvi minha tristeza!

Já sou feliz de novo!

Ahahahahahahahahaha...

Que me chamem de doido varrido
Palhaço de circo
Porque eu rio sozinho
Das piadas que eu mesmo conto pra mim...

Não quero nem saber!

Eu quero é ser feliz!

Não é isso que você também quer?

Então pronto!

Não vamos discutir!



E ponto final

Até mais!




Ahahahahahahahahahahahahahahahahahahahaha...

Ahahahahahahahahahahahahahahahahahahahaha...

Ahahahahahahahahahahahahahahahahahahahaha...





Rob Azevedo











Nenhum comentário: