domingo, 24 de agosto de 2008

Paz Dominical




Paz Dominical



Eu odiava tanto
Essas tardes de domingo
Agora estou amando
Um brinde ao ócio
Ao encontro consigo mesmo

Refugiar-me em meu quarto
Deitar na cama esparramado
De papo pro ar
Sentindo o perfume de Sândalo
Do incenso
Ouvindo um canto gregoriano

Um tempo pra pensar...
Um tempo só pra mim, me namorar
Relax, zen

No dia frio
Ler um livro
Ver na TV algum documentário
Escrever um poema
Ouvir música
Meditar

Esquecido do mundo:
- Eu dele e ele de mim -
Bem a sós comigo
Gozando despreocupado, as horas
Que passam lentas

Ir à cozinha
Comer uma fruta, tomar um sorvete
Um suco
E voltar
Pro refúgio do quarto
Nele trancado
Sem incômodo algum
Em plena paz
Imperturbável
Como se estivesse
Num templo
Sagrado
Encravado
No Tibet

Lá, bem longe, aonde ninguém sabe onde
Esquecido do mundo
- Eu dele e ele de mim –
Bem a sós comigo
No Horizonte Perdido
De férias de tudo
Em momentos de grande paz...

Introspecção
Pausa para meditar
Dedicar-se
Ao mundo intelectual
E espiritual

Assim descubro
- A melhor companhia que tenho
Sou eu! –

Que passem lentas as horas
Esparramado na cama
Espreguiço
Sem vontade
Como um gato no quintal
Numa tarde de Sol

Celebro o ócio
O descanso da mente e do corpo
Ouço
Uma sonata de Bach
Sinto
O perfume de Sândalo no ar
Leio um livro
Penso em alguém
Imagino mil coisas, em sonho desperto
E escrevo um poema

Gozo
Profundamente
A impressão
De estar inteiramente
Esquecido pelo mundo
Por todos

Têm horas na vida
Que esse esquecimento
É o que mais desejamos

Então podemos
Encontrarmo-nos com nós mesmos
E resolvermos
Nossas pendências íntimas
Acomodando as coisas
Recuperarmos
Nosso equilíbrio psicossomático
Anímico

Nenhuma chamada telefônica
Receberei
Nessa tarde vazia
Ninguém virá bater à minha porta
Nenhum vizinho
Com algum problema banal
Ou qualquer coisa que seja
Haverá de me importunar

Nem o cão
Latirá no quintal
Quebrando o silêncio
Dominical

Ajeito-me na cama
Reclino a cabeça no travesseiro
Enfurnado no edredom
Aconchegado
Aquecido
Eu esquecido do mundo
Ele de mim
Em perfeita paz
Celestial



Rob Azevedo





Um comentário:

Anônimo disse...

Ode ao ócio!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Um super beijo!