domingo, 18 de maio de 2008

Refugiados na Serra




Refugiados na Serra




Nem uma hora que tu partes
Eu aqui, morrendo de saudades
Nossos lençóis ainda se vêem
Desalinhados
Teu perfume no ar
O coração que fizeste pra mim
Em batom no espelho do toalete

Ah! Que noite!
Refugiados nesse oásis de paz
Distante do mundo
Em meio ao verde

O murmúrio do regato
Bem em frente da janela
Cantarolando suas melodias serenas

O Bem-Te-Vi assoviando pousado no galho
Do pé de laranjeira
O cocoricar dos galos

O gramado, os arbustos, as flores
Colinas ao redor
Cobertas de mata nativa
Virgem, incólume
Envoltas
Pelas névoas da serra

O coreto na pracinha
A igrejinha no alto de um monte
As ruazinhas
Com seus barzinhos e vendas
Onde bem devagar passam carros
E também
Cavalos, carroças

Todo mundo tão simples
Da roça
Inocente e puro
Eu vindo das cidades
Diante
A ingenuidade perdida

Ah! Que humildade!
Com todo respeito
Nos tratam como se fossemos doutores
Muito importantes
Forasteiros

São coisas de um vilarejo pequeno
Aonde vivem as pessoas simples

Um convite para um café
Que cheira forte da cozinha
Uma prosa na varanda
Contando aqueles “causos” antigos
- Se quiserem aqui pernoitem
Somos teus anfitriões

Nos dizem
Em tom amável

Essa hospitalidade
Proximidade sem barreiras
Cordialidade desinteressada
É que me toca
Profundamente
Porque não se vê mais
No mundo em que vivemos
Aonde todos se cercam de muros
E nada é gratuito

Respiro o ar fresco da serra
Volto pro meu quarto de pousada
Tu ali
Ainda tão presente
Impregnada em cada coisa

Esqueceste teu pingente
Sobre a cômoda
O pego e guardo em meu bolso
É tua lembrança e meu amuleto fervoroso

Viro as costas
Agora me vou eu
Rumo ao pôr-do-Sol
Colorindo o céu detrás das colinas
Entre frias brumas

Em mim o gosto
Do teu corpo
A lembrança de cada jura de Amor
No meu ouvido sussurrando
Quando como duas crianças nuas
Dormíamos um no colo do outro

Isso é Amor tão puro
Quanto puro é o mundo
Em que peregrinando ao infinito
Sem vontade vou deixando

Mas lembro
Nosso Amor sacramentando
Que tu existes
É real
E vou feliz



Rob Azevedo





Nenhum comentário: